quarta-feira, 18 de outubro de 2017

INSTITUTOS DE ENSINO TEIMAM EM BURLAR AS LEIS E ENGANAM ALUNOS

Mesmo com as faculdades oficiais e particulares ganhando espaço junto aos pequenos municípios do estado do Ceará, alguns IES (Institutos de Ensino Superior) tentam ganhar espaço e entrar no ramo da formação superior sem a devida aprovação do MEC.

Foi o que aconteceu com o IESC (Instituto de Educação Superior e Pesquisa do Ceará), devidamente representado na região por um cidadão chamado Neto Albuquerque,  que organizou vestibular e montou turmas para o Curso de Extensão em SERVIÇO SOCIAL. Esse curso consistia numa extensão universitária através de uma abertura do PROEC(Programa de Educação Continuada) do MEC. O curso consistia na mesma grade curricular de uma Faculdade oficial ou particular, só que os alunos recebiam aulas através do instituto e depois de 90% das disciplinas aplicadas, faria-se uma prova em uma Faculdade devidamente credenciada pelo MEC e todas as disciplinas seriam aproveitadas como se o curso todo fosse realizado por aquela faculdade.

Tudo corria muito bem, até que os sócios desse instituto brigarem e um deles alertar os alunos sobre a forma fajuta da aplicação do curso e da total desaprovação pelo MEC. Denuncias pipocaram de todos os lados, processos abertos pelo Ministério Público Federal de Sobral, Conselhos de Educação, etc. No disse me disse, acabou chegando todas as informações ao CRESS-CE, Órgão de fiscalização dos Assistentes Sociais que fechou o cerco, fez reunião com os profissionais envolvidos e recomendou o afastamento de todos desse processo fraudulento. O MEC emitiu parecer discordando do processo e assim ficou centenas de alunos desamparados de seus direitos.

Depois de alguns anos, vários processos de indenização e danos morais movidos por diversos alunos, varias pessoas prejudicadas (alguns já formados e outros não),  estão tentando recuperar o tempo perdido, seja transferindo e continuando a faculdade de onde parou e outros recomeçaram do inicio em outra faculdade devidamente credenciada pelo MEC.

Por outro lado, o CRESS-CE avisa a todos os alunos que nenhuma disciplina da metodologia anterior poderá ser aproveitada no novo curso de serviço social no qual o aluno tenha se matriculado, sob pena de não ter aprovada sua inscrição profissional junto ao conselho. Alguns alunos entraram na justiça objetivando transpor essa etapa, mas,  mesmo assim, o CRESS-CE insiste na regularização destes alunos. Ressalte-se que a maioria desses alunos do sumido e extinto IESC, migraram para o EAD em diversas faculdades credenciadas pelo. O que os diferenciam são as faculdades que insistem em aproveitar irregularmente disciplinas do PROEC, mas todo esses processos estão sendo acompanhados de muito perto pelo CRESS-CE./Carlos Alberto Alves.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/blog_a_hora_da_noticia_/?hl=pt-br

ELEIÇÕES 2024 – IBIAPINA (CE) - RESENHA DO PÓS-SEMANA SANTA – O JOGO DE XADREZ DA POLÍTICA.

  Após as festas de fim de ano, carnaval, feriado de São José Padroeiro do Ceará e de uma comunidade do mesmo nome aqui em Ibiapina) e, agor...