Na foto, o prefeito Abdias Ferreira (de boné) recebe a propina do empresário José Darlan, em restaurante na Avenida José Bastos, em Fortaleza. |
Em agosto de 2017, a justiça afastou o prefeito Roberto Sávio Gomes da Silva de Apuiarés-CE, por 180 dias e mais seis secretários, por suspeitas de participação em um esquema de fraudes em licitações emergenciais. As fraudes ocorriam em contratos de prestação dos serviços de coleta de resíduos sólidos, transporte escolar e locação de veículos no município, de acordo com o Ministério Público. Assumiu o vice-prefeito Antonio Abdias Ferreira de Abreu.
Agora o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Apuiarés, deflagrou, na manhã desta segunda-feira (10), a “Operação 10%”, que resultou na prisão do vice-prefeito do Município de Apuiarés, Antonio Abdias Ferreira de Abreu, e do ex-chefe de gabinete dele, o empresário Raimundo Nonato Alves Soares. Os mandados de prisões foram expedidos pelo juiz de Direito Caio Lima Barroso, sendo na modalidade preventiva para Antonio Abdias, e temporária para Raimundo Nonato.
De acordo com a investigação da Promotoria, o vice-prefeito, exercendo o cargo de prefeito interino por 180 dias, exigiu de José Darlan o percentual de 10% do valor do contrato de prestação de serviços de limpeza urbana que o empresário tinha com a Prefeitura, o que correspondia a cerca de R$ 9 mil por mês. A referida quantia era paga com o intuito de manutenção do contrato e a entrega do dinheiro era feita em Fortaleza, no restaurante do sogro do empresário.
“Quando Abdias não podia buscar as quantias, ele mandava o seu então chefe de gabinete, Raimundo Nonato, vulgo Edmundo, ir ao encontro do empresário em Fortaleza. Nota-se a audácia de Abdias no esquema, pois, mesmo em condições de interino, exercendo o cargo por 180 dias, já estava fortemente envolvido em esquemas de corrupção, angariando propinas”, detalha o promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto, que comandou a Operação. O promotor ressalta, ainda, que o MPCE seguirá com as investigações a fim de desmontar todo e qualquer esquema de corrupção no âmbito das Prefeituras das respectivas comarcas de atuação.
A Operação 10% é um desdobramento da Operação Malabares, também coordenada pelo promotor de Justiça Jairo Pequeno Neto. Na época, o MPCE descortinou um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e empresários no município de Apuiarés. Em depoimento coletado na época, o empresário José Darlan Pereira Barreto apresentou novas informações acerca de um outro esquema de corrupção que estava instalado no município de Apuiarés, o que culminou na Operação 10%.
FONTE: Foto e reprodução de parte da matéria do Ceará Agora - com fonte do MP.
http://www.cearaagora.com.br/site/vice-prefeito-de-apuiares-e-preso-em-operacao-10-do-mpce/
BLOG A HORA DA NOTICIA - Jornalista Carlos Alberto Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário