Foto panorâmica da Barragem dos Granjeiros - Ibiapina-CE |
Complica-se a situação da empresa Agrosserra Companhia Agroindustrial Serra da Ibiapaba do Grupo Avelino Forte, proprietária das terras onde está localizada o açude/barragem dos Granjeiros, cujo volume de água acumulado e as diversas fissuras na parede do açude tem causado muito sufoco para aqueles que moram no caminho de possível desastre.
Segundo o Jornal Diário do Nordeste, a Agência Nacional das Águas (ANA) embargou provisoriamente a barragem do açude Granjeiro, que fica localizada no município de Ibiapina, divisa com o município de Ubajara, na Região da Serra de Ibiapaba, por contas dos riscos de rompimento da estrutura.
O empreendimento que é particular foi embargado pela Agencia Nacional de Águas - ANA e visa fazer com que a empresa tome providências imediatas de segurança, a fim de diminuir os riscos, cujos transtornos tem causado uma mobilização do povo de toda região objetivando fazer um trabalho de contenção que deveria ser realizado pela empresa.
A A.N.A.(Agencia Nacional de Águas tomou essa decisão na ultima quarta-feira, 13, mas foi divulgada apenas neste domingo, decidindo assim que a a Agrosserra não operar na barragem enquanto o embargo durar. Além disso, a ANA afirmou que desde 2017 vem aplicando multas à empresa e a ultima seria algo em torno de R$ 90 mil reais, tudo por causa das condições de abandono da barragem e pelos riscos e a não ação para resolver os problemas do açude.
Todos os riscos de rompimento já foram apontados pela COGERH(Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará, pela ANA e Defesa Civil do Estado. Inclusive, no ultimo sábado várias prefeituras se mobilizaram para ajudar o Município de Ubajara todas as famílias que moram no entorno da barragem. Ao todo, 513 delas deveriam ser retiradas, o que corresponde a cerca de 3.200 pessoas, mas grande parte preferiu se arriscar e recusaram-se em sair de suas residências.
Segundo
o prefeito de Ubajara, Renê Vasconcelos, um gabinete de crise foi
montado para monitorar a situação do açude e da região. Além disso,
neste sábado, aberturas na parede do açude foram feitas por uma escavadeira, para que a água escoe e o volume da água diminua.
"Hoje,
a barragem se encontra relativamente estável, com a abertura desse novo
sangradouro. Isso foi feito para que o volume do açude diminua e não
coloque em risco a vida da população", afirmou o prefeito.
O Diário do Nordeste procurou o proprietário da empresa para ele se manifestar
sobre a decisão, mas foi informado que o responsável que não estaria em Fortaleza.
BLOG A HORA DA NOTICIA - Jorn. Carlos Alberto Alves - Reg. Nº 0003980/DRT/MTPS.
Fonte; DN(17.03.2019)
Nenhum comentário:
Postar um comentário