Todos as UBS de Ibiapina estão prontas para receber o povo a partir de 8hs da manhã. |
Veja o calendário e previna-se. |
Começou na ultima quarta-feira, 10 de abril de 2019, a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A princípio, os postos de saúde distribuirão doses da vacina trivalente até o dia 31 de maio para os grupos prioritários.
Em uma primeira fase, que vai até o dia 18 de abril, serão priorizadas crianças com idade entre 6 meses a 6 anos incompletos e grávidas em qualquer período gestacional. Essa escolha, de acordo com o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.
A partir de 22 de abril, todo o público-alvo da campanha vai ter direito à vacina. Além do pessoal já mencionado, estão incluídos:
- Trabalhadores da saúde
- Povos indígenas
- Idosos
- Professores de escolas públicas e privadas
- Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa
- Jovens sob medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
- Pessoas privadas de liberdade
A vacina da gripe em 2019
Em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. “O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza do ano passado, pois não tem a mesma composição, o que faz com que não seja eficaz para proteção.”Cabe lembrar que o vírus da gripe sofre mutações constantes – e sempre há um subtipo que circula mais em determinado ano. Por causa disso, a vacinação anual é imprescindível.
O que fazer se os sintomas da gripe surgirem
A orientação é que indivíduos que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa, assim como aglomerações e ambientes fechados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos. É importante conversar com o médico para, caso a situação se agravar, buscar apoio rapidamente.Recomendam-se ainda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Isso impede a transmissão do vírus. Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
Os mitos e boatos sobre a imunização
“Os mitos e boatos sobre a imunização contra a gripe dificultam, e muito, o alcance da cobertura vacinal desejada. Muitas pessoas acreditam, por exemplo, que a vacina faz com a pessoa fique gripada. Isso não é verdade. Pelo contrário, ela previne infecções e pode salvar muitas vidas”, esclarece o virologista Fernando Motta, que também atua no Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do IOC (Instituto Oswaldo Cruz).
Fonte: SEC. DE SAÚDE DO MUNICÍPIO DE IBIAPINA- https://saude.abril.com.br/medicina/comeca-a-campanha-de-vacinacao-contra-a-gripe-2019-quem-pode-tomar/
BLOG A HORA DA NOTICIA - Jorn. Carlos Alberto Alves - Reg. Nº 0003980/DRT/MTPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário