Para o presidente do TSE, Ministro Luis Roberto Barroso(foto), "norma atende à demanda da sociedade brasileira por integridade na politica". Nascida a partir da iniciativa popular, essa lei impede o acesso a cargos eletivos de pessoas com antecedentes judiciais, auxiliando os eleitores a escolher seus candidatos de forma consciente. Lei da Ficha Limpa, e sua influência, ajudou a transformar o cenário político-eleitoral do Brasil. Tendo nascido a partir da iniciativa popular, a norma cristalizou o anseio antigo da sociedade de ver afastados da vida pública os políticos que comprovadamente não cumpriram as normas que regem o país. “Precisamos atrair para a política os melhores valores da sociedade.
A Lei da Ficha Limpa é um incentivo aos bons e um desincentivo aos maus administradores. Ela corresponde a uma imensa demanda da sociedade brasileira por integridade”, avalia o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. Para o ministro, a Lei da Ficha Limpa serve como uma ferramenta para que os eleitores consigam escolher melhor os candidatos a quem dedicarão seus votos. Da mesma forma, a norma abre espaço no cenário político para que outras pessoas comprometidas com o bem comum se encorajem a concorrer a cargos públicos eletivos.
EM AQUIRAZ-CE
Segundo o CNews7 de hoje, O Palácio do Abolição articula substituir o candidato a prefeito de Aquiraz, Edson Sá, que tenta a reeleição, pelo vice da chapa, Igor Pinho. O motivo seria a dificuldade de Edson conseguir liminar no Supremo para concorrer no pleito, mesmo sendo ficha suja no Tribunal de Contas da União (TCU) e Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). Troca de Edson Sá por Igor Pinho tem o aval do governador Camilo Santana e do senador Cid Gomes.
IBIAPINA-CE
Já na cidade de Ibiapina(CE), cidade da serra de Ibiapaba, zona norte do estado, com 25 mil habitantes e 17.517 eleitores aptos a votarem nessas eleições para prefeito e vereadores, o quadro também é caótico para um dos candidatos a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito, Marcos Antonio da Silva Lima, que escolheu para vice um outro ex-prefeito, no caso o médico Orismar Vanderlei Diniz, sendo que este último tem problemas na lista de ficha suja do TCU por contas de processos transitado em julgado e está obrigado a cumprir 8 anos de afastamento da vida pública. O que se denota e se entende pelas palavras do presidente do TSE, é que dificilmente o TSE dará liminares para sustentar qualquer candidato, como acontecia antigamente e deixava frustado o eleitorado brasileiro, que votava num candidato e assumia outro. É a democracia brasileira se fortalecendo e dando condições ao povo brasileiro de escolher pessoas limpas, ilibadas e sem problemas a resolver com a justiça e tribunais de contas.
Fonte: CN7 e TSE.
Blog A Hora da noticia - Jorn. Carlos Alberto Alves - Reg. Nr. 0003980/DRT/MTPS
Nenhum comentário:
Postar um comentário