Em pleno século XXI ainda nos deparamos com famílias e bairros inteiros tendo que conviver com o lixo em suas portas, além da água servida rolando pelas calçadas e meio fio.
Foto: Arquivo do blog - Rua Durval Ferreira - Serravile-Ibiapina-CEEmbora a população tenha suas responsabilidades em colocar sacos de lixo nas portas, mas é o poder público que tem a maior parcela de culpa, porque contrata empresas coletoras que na maioria das vezes não é fiscalizada nem faz seu trabalho a contento. A vereadora do município de Ibiapina Edmirta Negreiros que tem feito um trabalho incansante nesse sentido, que o diga, quando inclusive flagrou a empresa que presta serviço de coleta na cidade, misturando na coleta o lixo comum com o lixo hospitalar, caso que deu até polícia no flagrante. Veja o vídeo da denuncia da vereadora:
De acordo com a Lei nº 12.305/2010 Art.3, instituída pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, os grandes geradores (fabricantes, indústrias, distribuidores e comércio) possuem a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida de seus produtos, a fim de minimizar o volume de resíduos sólidos e rejeitos gerados, bem como para reduzir os impactos causados à saúde humana e à qualidade ambiental.
Além do Art. 3, cita-se também o Art. 18, que contempla a gestão integrada de resíduos sólidos e é necessário ações específicas a serem desenvolvidas, com vistas à utilização racional dos recursos ambientais, combatendo todas as formas de desperdício e à minimização da geração de resíduos sólidos.
Vimos na foto que ilustra a capa desta matéria uma tambor velho de coleta, que fica na Rua Durval Ferreira, no dos bairros de classe média mais povoados por servidores públicos e onde existe até um posto de saúde(Serravile), onde o coletor de tão velho, sem fundo, faz a alegria dos cachorros que ficam na espera do lixo, transformando o local numa festa de doenças e mau cheiro.
Tentamos há mais de semana manter contato com Secretário de Obras do Município, Sr. José Nogueira Jr. sobre o assunto e até o fechamento dessa matéria, nenhuma resposta nos foi dada.
Fonte: https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/como-realizar-a-destinacao-correta-de-residuos-de-estabelecimentos-comerciais
BLOG A HORA DA NOITICIA - Jorn. Carlos Alberto Alves - Reg. 0003980/DRT/MTPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário