Diversos profissionais da área da saúde, como enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem estão fazendo uma manifestação hoje em frente ao Hospital Municipal Maria Vanderlene Negreiros de Queiroz, na cidade de Ibiapina-CE, município encravado na zona do Estado, na serra da Ibiapaba e prometem até paralisar todos os serviços, caso suas reinvindicações não sejam atendidas, que seriam os pagamentos do piso da categoria.
O piso salarial da classe que foi aprovada pelo Congresso Nacional através da Lei Nº 14.434, de iniciativa do Senador Fabiano Contarato/ES, tramitava desde 2020, e agora foi aprovada por unanimidade dos senadores e sancionada pelo presidente, recentemente, conforme declaração do próprio senador em vídeo. Assista:
ENTENDA O PORQUÊ DA SUSPENSÃO PELO STF
O ministro do STF, Roberto Barroso suspendeu a Lei do Piso da Enfermagem por 60 dias, através de uma liminar, em virtude do ministro alegar perigo de demissão em massa no setor e não ficar claro, dentro do setor público, de onde sairia a verba para manter o pagamento e seus ajustes, embora o presidente Bolsonaro, quando sancionou a Lei, vetou os reajustes anuais.
A ação pela suspensão dos pagamentos foi aberta pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos de Serviços(CNSaúde). O senado através do colégio de líderes comandados pelos Senadores Randolfe Rodrigues e o presidente Rodrigo Pacheco, num esforço concentrado, debateram no ultimo dia 19, com os demais lideres, as fontes de pagamento e no debate com o ministério da economia, prometem uma resposta no máximo em 30 dias, para que o reconhecimento e o pagamento desses profissionais sejam realizados.
EM IBIAPINA
Embora o movimento esteja acontecendo neste momento em Ibiapina, ele promete ganhar reforço em todas as cidades da Ibiapaba e zona norte do estado, com apoio do COREN-CE. Em contato com fontes da prefeitura, que preferiram não se identificar, soube-se que o prefeito declarou que esses pagamentos somente serão estudados para o próximo ano e somente com os profissionais efetivos(enfermeiros, técnicos e auxiliares). Não seria de se estranhar, já que o piso dos professores da Secretaria de Educação, embora aprovado e todas as cidades da serra já estarem pagando, apenas Ibiapina continua com a briga com os professores e sindicatos para não cumprir lei. A luta dessas categorias serão grandes.
Blog a Hora Da Noticia - Jorn. Carlos Alberto Alves- Reg. 0003980-DRT/MTPS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário