As chuvas não param de cair na serra da Ibiapaba gerando um sentimento de alegria em todo o povo da região, principalmente do município de Ibiapina, que fica no coração central da Serra, distante 330km da capital do estado.
Segundo o representante da FUNCEME na cidade, Sr. Eudes Macedo, e fontes atualizadas, já choveu 809mm do dia 1° de janeiro de 2018 até ontem, 05 de março, sendo 223m em janeiro, 413mm em fevereiro e 173mm até ontem.
O açude granjeiro que fica no município de Ibiapina e seria em tese a última barreira até o açude Boi Morto em Ubajara e em seguida o Jaburu, foi o primeiro a sangrar desde o ultimo dia 24/02, conforme matéria especial deste BLOG.
Segundo o Professor Ibiapinense de História, Francivaldo Romão, o riacho Jaburu nasce distante dois quilômetros da sede do município, no sitio Herval, passando por Cambito, Santa Bárbara e Jardim, com águas cristalinas e saudáveis, já apresenta um rico espetáculo ao passar pela ponte na entrada da cidade, levando suas águas para o grande Açude Jaburu, que abastece toda Ibiapaba, conforme mostra o vídeo abaixo.
Segundo a S.R.H.(Secretaria de Recursos Hídricos) do Governo do Estado, o açude Jaburu que abastece toda Serra da Ibiapaba e Região, está atualmente com 21,03% de sua capacidade (06.03.2018), precisando ainda de muita chuva para encher toda sua bacia com mais 141 milhões de metros cúbicos desse preciso líquido.
Embora as previsões iniciais da FUNCEME de que não teríamos um bom inverno, o agricultor e os produtores rurais continuam otimistas, até porque o ápice e tradição do inverno cearense só se consolida no dia de São José, 19 de março. Vamos aguardar e torcer.
CARLOS ALBERTO ALVES/BLOG A HORA DA NOTICIA.
Foto do historiador e Prof. Francivaldo Romão. |
Vídeo do rio Jaburu, que corta município de Ibiapina, gravado recentemente pela população. Assista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário