sexta-feira, 8 de junho de 2018

CURSOS DE EXTENSÃO IRREGULARES SOB A MIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.



De uns 5 anos para cá tem proliferado na Serra da Ibiapaba, um monte de cursos de extensão que promete diplomas de nível superior e não passa de um engodo. Diversos alunos do curso de serviço social com turmas que frequentavam aulas em Tianguá, Ubajara e Ibiapina foram enganados. No curso que era dado em Ibiapina, a faculdade que referendava o curso já fez um acordo, devolveu dinheiro dos alunos ou os recolocou em outros cursos que não exigia tanto rigor na graduação e foi resolvido. Mas nos cursos de Serviço Social com turma de Ibiapina, Ubajara e Tianguá, que funcionava em escolas municipais nas duas ultimas cidades, tá o maior rolo.

COMO FUNCIONAVA

Os alunos eram estimulados a fazer umas provas de inserção no curso, como se fosse vestibular, e no final eram matriculados por um Instituto terceirizado na modalidade PROEX, que trata-se de um programa de extensão autorizado pelo MEC e com isso o aluno pensando que estava fazendo uma graduação mas nunca iriam se formar, e se o fosse, não seriam reconhecidos como profissional pelo CRESS-CE - Conselho Regional de Serviço Social, seção do Ceará. Um desses institutos foi o IESC,  que funcionou em Ubajara e Tianguá(e tinha alunos de Ibiapina) com dezenas de estudantes que agora,  quando uma turma já se formou, estão com o diploma na mão que não valem nada. O curso começava como extensão em serviço social, depois de 3 anos esses alunos seriam aproveitado por uma faculdade devidamente credenciada, aproveitando todas as disciplinas que foram aplicadas pelo instituto. Tudo isso era irregular e não reconhecido pelo MEC e pelo CRESS.

Agora a bomba estourou de vez e o Ministério Público Federal está processando diversos institutos, entre eles o IESC - Instituto de Ensino Superior do Ceará, que tem como diretora a Sra. Cristiana do Santos Holanda, que já havia montado diversas turmas nos últimos 5 anos e formado uma delas, cujos diplomas nas mãos dos alunos não tem valor para o MEC e o CRESS-CE.

O PROCESSO NO MPF

Ontem, em Sobral alguns alunos foram intimados como testemunhas para uma audiência na Justiça Federal, cujo processo é conduzido pela Procuradora Federal Dra. Ana Karízia Távora. Essa investigação e uma ação coletiva e visa obrigar os institutos e faculdades cúmplices, dentre elas a Faculdade Vale do Jaguaribe que fica em Aracati e Faculdade |N. Sra. das Vitórias-RN, que concederam diplomas aos alunos irregularmente, sem nunca o aluno ter assistido um dia de aula no seu campus, a devolverem todo o dinheiro dos alunos e os indenizarem pela frustração do sonho em formar-se em nível superior. Hoje existem vários alunos na Serra da Ibiapaba com diplomas na mão podem exercer a função em Serviço Social, sob pena de serem processados por exercício irregular da profissão. É a mesma coisa de dirigir um veículo com carteira falsa, tirada em outro estado. Maiores informações, os alunos devem entrar em contato com o Min. Público Federal em Sobral.

Se você quer saber se o curso que você está fazendo tem autorização do MEC, entre no site e pesquise o nome da sua faculdade. Site: http://portal.mec.gov.br/e-mec-sp-257584288



BLOG A HORA DA NOTICIA - Carlos Alberto Alves.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/blog_a_hora_da_noticia_/?hl=pt-br

UM ABSURDO – INCÊNDIO EM TRANSPORTE ESCOLAR DE IBIAPINA-CE POR POUCO NÃO CAUSA UMA TRAGÉDIA. ÔNIBUS TINHA A PORTA AMARRADA COM ARAME FARPADO. Veja foto e vídeo..

                                                          Foto da porta o ônibus escolar amarrada com arame farpado O que deveria ser mais u...