terça-feira, 21 de janeiro de 2020

UBAJARA - A NUCLEAÇÃO ESCOLAR DECIDIDA PELA SEC. DE EDUCAÇÃO CAUSA POLEMICA ENTRE OS PODERES.


Foto: Pais, professores e alunos na manifestação de hoje no Fórum da cidade.


Desde 2015 essa decisão sobre nucleação entre alunos de escolas da zona rural no país inteiro tem causado uma série de discussões, manifestações, transtornos e incompreensões, levando mães, alunos, professores a realizarem manifestações contra esse ato das secretarias de educação que,  nada mais nada menos, tentam apenas cumprir a LDB (Lei de diretrizes e Bases) da educação, que em seu artigo 4º  Inciso IX  diz que:  padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de autoaprendizagem.

O objetivo desse processo de nucleação junto as três escolas da zona rural de Ubajara, segundo o Coordenador Pedagógico da Sec. de Educação do Município de Ubajara(Ce) Michel Melo, "serve para se adequar, atender o processo da LDB e PCC(Plano de Cargos e Carreira) do magistério, além de diminuir custos e melhorar a qualidade do ensino, pois escolas com salas e apenas 5 alunos não seria viável para a aprendizagem deles e aplicação correta do ensino de qualidade pelos professores."

Diferentemente da Sec. de Educação, pensam os pais, alunos e professores das salas que serão nucleadas e por conta disso realizam diversas manifestações na cidade(foto). Por conta disso, as mães fizeram uma denuncia junto ao MP (ministério Público) que solicitou uma liminar com tutela de urgência para suspender a ação da SEDUC e cujo prazo de decisão do mérito foi prorrogado e as partes aguardam o desenrolar dos fatos.

Segundo a secretaria de educação nenhuma escola será fechada, apenas alguns alunos serão remanejados para complementar as salas com poucos alunos e toda estrutura da SEDUC (transporte, professores e merenda escolar) serão aprimorados para atender a mudança. O programa abrangerá as escolas Joaninha Perdigão (Suminário-6 salas), Francisca Lúcia Soares (Cajueiro-5 salas) e Belarmino  Holanda (Itaperacema-3 salas), onde nenhum aluno será prejudicado, afirmou o Coordenador Escolar.

Reportagem da TV Verdes Mares, hoje em Ubajara. Assista:



 
BLOG A HORA DA NOTICIA - Jorn. Carlos Alberto Alves - Reg. Nº 0003980/DRT/MTPS.



Fonte: Secretaria de Educação - Ubajara(CE). e LDB - https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/109224/lei-de-diretrizes-e-bases-lei-9394-96

http://www.mpce.mp.br/2020/01/10/mpce-requer-liminar-contra-fechamento-de-duas-escolas-rurais-de-ubajara/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/blog_a_hora_da_noticia_/?hl=pt-br

ELEIÇÕES 2024 – IBIAPINA (CE) - RESENHA DO PÓS-SEMANA SANTA – O JOGO DE XADREZ DA POLÍTICA.

  Após as festas de fim de ano, carnaval, feriado de São José Padroeiro do Ceará e de uma comunidade do mesmo nome aqui em Ibiapina) e, agor...