quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

IBIAPINA - SITIO ARQUEOLÓGICO "CASA DA PEDRA" É VISITADO POR PROFESSOR E SEUS ALUNOS.



Sítios arqueológicos são locais onde se encontram vestígios de atividade humana, tais como pinturas rupestres, construções antigas, artefatos, entre outros. Esses vestígios são considerados materiais arqueológicos desde que possuam características que identifiquem o passado histórico de uma determinada sociedade.

Toda essa teoria é aplicada pelo Professor de história e geografia da rede estadual de ensino de Ibiapina, Estado Ceará, Francivaldo Romão, ex-secretário de Cultura do mesmo município, que procura desde cedo ampliar e passar para seus alunos a importância do aprofundamento da nossa memória. 

No dia de ontem, 05, o querido e criativo professor Francivaldo programou uma aula de campo com uma de suas turmas de crianças e adolescentes e,  com ajuda da Secretaria de Educação que forneceu um ônibus, mostrou in loco um SITIO ARQUEOLÓGICO, conhecido como "Casa de Pedra",  existente na comunidade de Januário distante mais de 30 km da sede do município, onde várias marcas e desenho nas pedras e em todo sitio demonstram a passagem de nossos antepassados pelo lugar.

Segundo o professor, essa aula de campo tem por objetivo aproximar a teoria vista em sala com a realidade vivenciada em campo e "o uso da prática, do fazer, da observação, do vivenciar  é a melhor maneira de aprender, afinal ninguém aprende a andar de bicicleta na teoria, e sim no exercício do experimento, sendo de fundamental importância essa aula de campo na construção de seres humanos críticos", ressaltou.


Qualquer pessoa notava a alegria dos alunos(fotos) em poder vivenciar essa aula prática, sem dúvida nenhuma, uma ferramenta educacional de extrema necessidade no desenvolvimento e na construção do conhecimento individual, a experiência do aprender com o contato direto com o objeto de estudo, que faz com que o aluno tenha um melhor entendimento do que é visto teoricamente na sala de aula.







Na oportunidade, o professor despertou também nos alunos o espírito de preservação da natureza, incentivando a todos a prática de denunciar qualquer exploração irregular aos órgãos que fiscalizam o meio ambiente, como o IBAMA(Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), ICMBIO(
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e a SEMACE (Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará). 
















CARLOS ALBERTO ALVES/BLOG A HORA DA NOTICIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

https://www.instagram.com/blog_a_hora_da_noticia_/?hl=pt-br

ELEIÇÕES 2024 – IBIAPINA (CE) - RESENHA DO PÓS-SEMANA SANTA – O JOGO DE XADREZ DA POLÍTICA.

  Após as festas de fim de ano, carnaval, feriado de São José Padroeiro do Ceará e de uma comunidade do mesmo nome aqui em Ibiapina) e, agor...