Padre Lusmar Fontenele, Pároco de Ibiapina-CE |
Procissão do Fogaréu realizada ontem na cidade |
A Paróquia de São Pedro em Ibiapina comandada pelo Pe. Lusmar Fontenele realizou na noite de quinta e madrugada de sexta-feira da Paixão, pelas ruas do bairro Francisco Custódio(Pedrinhas), da cidade de Ibiapina, a Procissão do Fogaréu, uma tradição católica realizada em várias cidades deste País.
Com o apoio e organização dos Jovens da Crisma(JC) e da Renovação Carismática Católica(RCC) e dirigidos pelo religioso Adriano Feitosa, autor do projeto, o grupo foi composto também por Samara Borges, Diego Borges, Carlos Eduardo, Eduardo Fernandes, Fernanda Fernandes, Alexandra Ramos, Alan Alves e Orlando(Pituíca)
A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica que encena a prisão de Jesus Cristo e tem início a 0:00 da quinta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, onde os participantes vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos. Eles seguem pelas ruas escolhidas e uma multidão de pessoas compostas de fieis, turistas e moradores locais assistem ao espetáculo, marchando e falando palavras de ordem comandadas pelo Padre Lusmar e Organizadores.
Os jovens atores são chamados de Farricocos e sua indumentária caracterizam-se por uma túnica comprida(fotos) de cores variadas e por um longo capuz cônico e pontiagudo guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da Semana Santa na Espanha. Trata-se de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.
Aos Ibiapinenses que foram acompanhar e assistir o espetáculo, notou-se muita emoção, não somente por ver essa passagem da Semana Santa ao vivo, mas também por ver seus filhos atuando como artistas, levando paixão e emoção na morte de Jesus. Parabéns a todos os organizadores e quem sabe o ano que vem, o espetáculo possa ser maior e ter mais participações da sociedade.
CARLOS ALBERTO ALVES/A HORA DA NOTICIA.
VEJA AS FOTOS:
Fotos: Redes Sociais.